Noticias

SOCIAL CARCERÁRIO EM PRESIDENTE FIGUEIREDO! BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO?


No fim do ano de 2014 um vídeo de detentos, após supostamente receberem o indulto de natal, saindo de unidades carcerárias, chamou bastante atenção, eram fileiras impressionantes de vários presidiários deixando a unidade carcerária.
Mesmo não sendo comprovado a veracidade do vídeo sempre vem à tona a polêmica entre direitos humanos, defensores de quem infrigiu a lei e os críticos mais radicais, que acham que “bandido” não deve ter direito e que não concordam nem um pouco com os benefícios adquiridos por presidiários, justamente por alguns
detentos se aproveitarem deste benefício para cometerem crimes, há quem diga ainda que bandido bom é bandido morto.
Com o rápido crescimento da cidade de Presidente Figueiredo junto também vieram vários problemas e um deles foi o aumento da criminalidade, a delegacia recebe ocorrências de práticas ilícitas todos os dias, a grande comprovação disso é que a delegacia do município está acima da capacidade (superlotada) e o sentimento de “justiça” com as próprias mãos também aumenta na cabeça de alguns que foram vítimas de seus bens materiais ou um incidente de maior gravidade. É importante destacar que mesmo com aumento da criminalidade o índice de figueiredo está bem abaixo do que de outras cidades do mesmo porte e que praticamente não há incidentes entre turistas.
Em Presidente Figueiredo há um pequeno grupo liderado por Jonnes Lima, membro da Igreja Batista Shekinah, que faz um trabalho social na delegacia do município, todas as sextas-feiras pelo menos 1 hora. Geralmente, com autorização, passam do horário pela necessidade e pela produtividade que as atividades têm.
O trabalho já é realizado há 5 anos e tem como principal objetivo a evangelização e consequentemente a recuperação e reintegração dessas pessoas junto a sociedade, no local qualquer um dos detentos pode participar dessas atividades que são de louvores, leituras da bíblia, pregação do evangelho e muitos também gostam de conversar sobre suas vidas pessoais e pedir conselhos. Em datas especiais, natal por exemplo, o grupo leva alimentos, toalhas, sabonete, creme dental, etc.
Segundo Jonnes não há outra explicação para realização desta atividade que não seja Deus, pois, a pessoa tem que ter muito amor no coração pelas pessoas para fazer uma obra dessa, é a esperança de recuperar e ajudar na salvação dessas pessoas. Em qualquer outro trabalho social e de direitos humanos a dificuldade é muito grande, começando pelo apoio, que não recebe praticamente de ninguém, a não ser da própria igreja, e que acaba recebendo algumas críticas até dentro da própria igreja, de evangélicos que apontam o dedo e falam que não tem jeito.
Jonnes reconhece que há pessoas que saem pior do que entraram, uma das causas é a superlotação pois devido a isso não há uma triagem e acabam misturando traficante, usuário, estupradores e outros.
Para Jonnes a grande recompensa é ver sim pessoas recuperadas e que hoje com todas as dificuldades e preconceitos conseguem viver uma vida aparentemente “normal”. Jonnes ainda citou várias pessoas recuperadas e reintegradas a sociedade que hoje vivem em Manaus, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, inclusive apresentou um de seus discípulos que é ex.detento e que hoje faz parte da equipe que realizada o trabalho na delegacia.
Na opinião de Jonnes não adianta criminalizar e julgar, isso não resolverá em nada, já que a população carcerária aumenta a cada ano, justamente pela carência de atividades sociais, pela deficiência do modelo educacional, falta de atividade esportiva, pela falta de emprego e má distribuição de renda, , lamenta principalmente a falta de atividades direcionadas aos jovens, pois, já conhece vários que já estão envolvidos com as drogas e cometendo crimes, o certo seria que esses jovens nem chegassem a uma delegacia.


Jonnes ainda Respondeu duas perguntas importantes:

O que você acha dos benefícios que são dados aos detentos?
Jonnes – Em figueiredo desconheço esses benefícios as pessoas falam, mas, esses benefícios são muitos difíceis de serem adquiridos.
Bandido bom é Bandido Morto?

Jonnes – Negativo, Infelizmente tem pessoas que escolherem viverem na criminalidade, porém, é muito difícil para uma mãe ouvir uma frase dessas. E por incrível que pareça há ex. bandidos que ouviram a palavra de Deus deixaram de ser bandidos sem precisar ser mortos.  Bandido bom é aquele que é recuperado e reintegrado à sociedade, bandido bom é aquele que principalmente nasce em Cristo.



Por Juliano Torres .






SOCIAL CARCERÁRIO EM PRESIDENTE FIGUEIREDO! BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO? SOCIAL CARCERÁRIO EM PRESIDENTE FIGUEIREDO! BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO? Reviewed by Unknown on 06:20 Rating: 5