Noticias

Neilson Cavalcante faz balanço dos dois anos de administração e pensa em construir orla, ligando centro da cidade ao Parque do Urubui.

Prefeito, qual a avaliação que o senhor faz de sua administração?
Estou pela primeira vez na vida publica, primeira vez que sou prefeito. Confesso que nos primeiros meses, eu precisei aprender a lidar com a coisa publica. Na vida empresarial você tem uma maneira de agir e quando chega na coisa publica, tem que ter cuidados que lá você não tinha. Mas não vou dizer que aprendi tudo, mas o suficiente para gerir a prefeitura.

Saúde
inicialmente, fizemos modificações na lei da saúde, para poder adequar a questão do  atendimento no hospital, separando a atenção primaria, atenção hospitalar,  do tratamento  dos atendimentos de rotina. Hoje nós temos em figueiredo, dezesseis especialidades médicas. Temos endocrinologista, cardiologista, fisioterapeuta, temos inclusive cirurgiões dentro do hospital. Então nessa parte, a gente conseguiu dá uma adequada. Dizer que está cem por cento.... a gente busca estar, mas a gente tem que sempre buscar melhorias, por mais que esteja bom, você sempre quer que esteja melhor. Nós instalamos o SAMU, foi uma ação do Estado com a Região Metropolitana e com outros municípios, mas Figueiredo  foi o primeiro a efetivar o SAMU.  Hoje funciona e graças a Deus tem atendido muito bem dentro do nosso município.
Obras
Na questão de cuidar da cidade, conseguimos um convênio com o Governo do Estado ainda com o ex governador Omar e  que foi acompanhado pelo governador José Melo, para a melhoria dos viários da cidade, fazendo toda uma melhoria na estrutura do pavimento  asfáltico da cidade, estamos com esse projeto em execução. Um pleito antigo da população de Figueiredo que é uma ligação entre o centro da cidade e a estrada de Balbina, desviando da BR 174, também através do convenio com o Estado, estamos fazendo essa ligação.  O chamado antigo ramal do cemitério vai virar Avenida Onça Pintada, com duas vias, com canteiro central, asfaltada desde a Avenida Galo da Serra, até a estrada de Balbina.
A questão da gente cuidar da cidade em si. É uma cidade que recebe visitação, é a segunda cidade mas visitada no Amazonas a gente precisa cuidar, deixar limpinha pra que as pessoas cheguem e gostem, falem bem e retornem. Cuidamos de recolher o lixo, mantivemos a poda das arvores, deixamos a cidade limpa pra receber bem as pessoas, pra que o visitante comente que gostou e queira voltar.
Educação e Ação Social
No primeiro ano, tivemos dificuldade com climatização das escolas, isso a gente conseguiu resolver. Espero que Deus ajude, que eu não passe mais por aqueles momentos, de chegar na escola, e ver as crianças no calor, sem ar condicionado nas salas, isso maltrata a gente.
Um lado que eu tenho cuidado com muito carinho é a ação social,  é o cuidar das pessoas. Não adianta eu fazer uma obra e não ter as pessoas de Figueiredo atendidas como devem ser atendidas; Não adianta eu cuidar de fazer uma obra, e as pessoas de Figueiredo estarem na miséria, passando necessidade, Isso a gente não quer , a gente quer que a cidade cresça, que as pessoas cresçam junto mas que a gente possa cuidar das pessoas . O que  temos feito na ação social todo um trabalho, buscando atender a população e dar aquelas pessoas mais humildes a ação que precisa. Entregamos agora mesmo, na semana passada, 180 casas do projeto minha casa minha vida, no Galo da Serra. Um projeto que tem 85% do projeto voltado pra pessoas que moram em áreas, não vou falar áreas de risco, mas áreas sem condições alguma de habitação, áreas onde o esgoto passa a céu aberto, área onde tinha residências, casas de madeiras,quer dizer a gente cuidou de privilegiar de atender essas pessoas pra dar uma condição digna, dar dignidade as pessoas.
Zona Rural
Figueiredo é um município que tem uma zona população rural maior que a população urbana, Figueiredo tem uma malha vária de ramais e vicinais, que beira os 700 kms  de ramais e vicinais, então tem que cuidar de manter esses ramais transitáveis, dando o apoio para que as crianças possam vir para a escola. Principalmente cuidar que o transporte escolar, possa ir lá retirar essas crianças de dentro do ramal e trazer para a escola. Depois fizemos um projeto de mecanização agrícola. Não adianta você falar pro caboclo o seguinte: “Tu não pode derrubar, tu não pode mais tirar uma árvore, não pode mais caçar”. Sem dar  a eles  alternativas de renda, porque eles precisam criar a família deles. então, eu entendo, quando você mecaniza as áreas de capoeira, você possibilita que esse cidadão, possa produzir mais, em menos espaço e com isso dar dignidade de ganhar justamente e sustentar a família.
No tempo que fui conselheiro fiscal do sebrae, conheci um projeto do sul do país, que tinha sido implantado aqui, em outros municípios do amazonas, chamado “Balde Cheio”. Onde você produz leite, você cria de maneira moderna, em área tecnologicamente preparada. Você coloca  10 a 12 cabeças de animal, por hectare.  Então, esse projeto, nós desenvolvemos juntamente com o SEBRAE, com a Federação da Indústria e hoje esse projeto já é uma realidade no município. Já temos hoje áreas mecanizadas onde estão  sendo feitos piquetes. Conseguimos agora junto a AFEAM, graças ao apoio do nosso governador José Melo, o recurso subsidiado, para incentivar quem participa desse projeto. Assim, poderemos alavancar a questão do leite da vaca leiteira. Nós temos uma fábrica de laticínios que fica no km 45 da Am 240, que pode processar ate dezesseis mil  litros de leite por dia, mas que hoje, processa quatro mil litros. Então a gente tem uma opção, além do que o criador que não quiser se desfazer do leite, ele pode criar de repente, uma mini indústria pra produzir o queijo, pra produzir outros derivados do leite,  você tem uma alternativa, cria um potencial pro futuro.
Fizemos com parceria com o ex governador Omar, um projeto de piscicultura com tanques escavados, voltados exclusivamente a agricultura familiar, como é que funciona isso, você vai lá, cada beneficiário tem direito a meio hectare, que seriam dois tanques, pra criação de peixes em tanques escavados, você dá o tanque escavado, o Ph da água corrigido, junto com a estação de piscicultura de Balbina você entrega os alevinos . Ou seja, aquele investimento, aquele custo fixo, você acaba.O que eles vão precisar é comprar ração, criar o peixe, vender, repovoar, a partir daquele momento.
Da mesma forma que existe projeto de habitação da área urbana, eu também busquei o programa de habitação rural PNHR. Temos hoje, sendo construídas na estrada de Balbina, 346 casas em várias comunidades. Já foram aprovados projetos para as comunidades da BR. Serão beneficiados Canoas, Rio Pardo e outras comunidades como Nova Galiléia, ramal da Nona, esse mês ainda vamos começar a entregar essas casas da zona rural,  projeto com uma entidade sem fins lucrativos e eu acreditei no negocio, graças a Deus deu certo. O que a prefeitura precisar apoiar, nós apoiaremos. A partir de agora, vamos começar a fazer a entrega dessas casas na área rural, esse é o caminho.
Continuamos transportando a produção agrícola, dos nossos produtores de ramais. Temos seis caminhões, que semanalmente, transportam a produção pra vender nas feiras de Manaus e, um ônibus, pra transportar com segurança o produtor. Pega a produção transporta no caminhão.
Vila de Balbina
Temos tratado das questões de Balbina, com muita responsabilidade, com atenção as pessoas, melhoramos o acesso da área dos piscicultores. Estamos trabalhando junto com o ministério da pesca, junto com o Governo do Estado, para transformar a Vila de Balbina num parque aquícola. que eu entendo, ser a solução de gerar atividade econômica para as pessoas que ali estão, e que precisam ganhar dignamente o sustento de suas famílias. Mas independente disso, junto com a delegacia do trabalho, o ministério da pesca, fizemos cadastro de vários pescadores na região que não tinham o seguro, fizemos a lei da pesca, hoje tem um período de recesso da pesca, para que o peixe possa aumentar de tamanho, melhorar a reprodução. Eu gosto de organizar, de ver as coisas organizadas,de trabalhar nesse sentido.
Juventude e esporte
Estamos cuidando de nossos jovens, cuidando especialmente da educação. Agora nesse terceiro ano de mandato, estou acabando de liberar dois projetos importantes, agora vou cuidar da parte esportiva da juventude. Nós temos uma emenda parlamentar, para construir um estádio poli esportivo, que vou construir  na morada do sol, ao lado da CEAM. Tenho também, uma emenda parlamentar chamada praça da juventude, onde tem anfiteatro, ginásio,  área pra skate, área para caminhada... esse eu vou fazer no Galo da Serra, bem ao lado do parque da Orquídea, está em fase de liberação pela caixa econômica, está tudo encaminhado, nós já temos tudo licitado e aguardando que o recurso caia, para executarmos os três. As ideias e os projetos são muitos, essa praça de esporte, academia ao ar livre na cidade. Vamos fazer, por exemplo, o ginásio do Nelson Dorneles que foi destruído com o temporal, vamos reconstruir agora em 2015. Aquela quadra que fica ao lado da Praça da Vitória... estou pensando também agora com a equipe para remodelar aquela quadra, inclusive quero ver se consigo recurso pra cobrir, quero deixar ela coberta, para atender a juventude ali. Estou reformando a Escola Otávio Lacombe, ao lado da escola já está em licitação o ginásio para atender a escola, um ginásio com vestiário, com palco para apresentações culturais, fazer a interação da escola com a comunidade.
Implantamos as insscrições do PRONATEC., quando eu assumi não tinha em Figueiredo. Antes era o IFAM e CETAM que faziam, não era a prefeitura,  não estávamos  inscritos no MEC pra fazer o PRONATEC, hoje é a prefeitura que gerencia esses cursos, estamos oferecendo vários cursos, como  operador de máquinas, curso de modelagem, panificação, de costura, para que as pessoas possam ter formação pra ter qualificação, para que essa juventude procure emprego com qualificação diferenciada, para que ele não chegue lá e vá se empregar como auxiliar de serviço, que ele possa buscar um emprego, com melhor qualidade.
Estou implantando um projeto, que estou chamando de primeira oportunidade pra juventude, com oportunidades no nível, fundamental, médio e superior. São bolsas de estágios, para a  darmos a primeira oportunidade para essa juventude. Assim qdo eles forem para o mercado de trabalho, já irão qualificados e com experiência. A partir de janeiro vamos fazer a contratação de projeto de estágio para a juventude de presidente figueiredo
Orla do Urubui
Esta é uma ideia interessante, Já pensei bastante nisso. inclusive estive ali no Honorio Rodão e fiquei imaginando como seria uma orla, que a gente pudesse sair dali da rua acariquara e subir margeando a corredeira, até chegar no Parque do Urubui. É pensamento, vou colocar em projeto de imediato, para que a gente possa ir buscar o recurso necessário para que se execute, porque a gente fala e a gente precisa discutir muito com a população, sou muito transparente em relação a isso. Falam  que a gente não precisa porque recebe muito dinheiro, mas esquecem que tem as metas ficais obrigatórias. Hoje você escuta o governador do Estado falar que vai aumentar o gasto com a educação pra 30%. Devido a extensão de Figueiredo, nós atendemos alunos que estão nas calhas dos rios, no rio Uatumã, na cacaia do Rumo Certo, na Micad, hoje já gasto 30% na educação, quando deveria gastar 25%.
Política
Todos sabem que nós apoiamos, em particular para governador o professor José Melo, para senador Omar Aziz, para Dep. Federal o apoio direto foi para Alfredo Nascimento e para Dep. Estadual Tony Medeiros, que apesar de ser bem votado em figueiredo, com mais de 1700 votos não conseguiu a reeleição. Mas Omar, José Melo e Alfredo foram eleitos. Eu procurei  mostrar as pessoas, que não é o que eu quero, é o que o município precisa e aí nós temos o Dep. Federal Silas Câmara, nós caminhamos juntos na eleição, o Dep. Estadual Josué Neto contou com nosso apoio, o Dep. Estadual eleito Sabá Reis, ainda o Dep. Federal Carlos Souza que infelizmente não se reelegeu.
O que prevalece é o que a população entende que é bom pro município. Foi dado a oportunidade para que as pessoas exercessem os seus direitos e foi o que eu fiz. Politicamente me considero realizado pois realizamos aquilo a que nos propuzemos, o trabalho nós fizemos, conseguimos êxito com nossos candidatos, eles foram eleitos. e que agora eles olhem para Figueiredo e retribuam a confiança que lhes foi depositada. Já estive conversando com o Deputado Vicente Lopes, que também foi reeleito,Tenho uma conversa agendada com o Dep. Federal Hissa Abrahão que acredito queira também olhar por Presidente Figueiredo e o Deputado Marcos Rotta, que apesar de estarmos em lados opostos, desfruto de boa relação com ele, é um deputado que mesmo antes das eleições esteve em Figueiredo tratando das questões de Balbina e de assuntos de telefonia, e espero que a gente possa contar com o seu apoio.
Mensagem
A população Figueiredo,  pode ficar tranquila pois tenho noção da missão que recebi, eu sei o compromisso que eu fiz com a população, quando eles confiaram em votar em mim para prefeito. E eu não tenho limites para buscar, o que eu considero que seja melhoria de vida para a população, tudo o que eu ver, que for necessário, eu vou atrás, não tem dia não tem hora. A população pode ter certeza, que aquilo que eu conseguir, vai ser para melhorar a vida das pessoas, para melhorar o município, para que a gente possa ter dias melhores e que a gente possa buscar satisfazer, a necessidade do povo de Presidente Figueiredo, eu não abro mão disso. Eu preciso que as pessoas entendam...eu dizia isso durante a minha campanha e disse isso agora nestas eleições: “Quem quiser algo daqui, traga alguma coisa primeiro.”
Quero desejar a todo o povo de Presidente Figueiredo, um feliz natal...um natal de muita paz, muita tranquilidade, um ano novo que a gente espera seja repleto de realizações e sucesso para todos nós. Que 2015 possa ser muito melhor que foi treze e quatorze e um ano de dias melhores para Presidente Figueiredo.

Neilson Cavalcante faz balanço dos dois anos de administração e pensa em construir orla, ligando centro da cidade ao Parque do Urubui. Neilson Cavalcante faz balanço dos dois anos de administração e pensa em construir orla,  ligando centro da cidade ao Parque do Urubui. Reviewed by Unknown on 18:47 Rating: 5