Noticias

BUSCAS AOS DESAPARECIDOS DO UATUMÃ RESULTA EM SEIS GARIMPEIROS PRESOS.

A força tarefa envolvendo Polícia civil, Guarda Municipal de Presidente Figueiredo, fiscais da Rebio,  Corpo de Bombeiros e Exército com logística e cães farejadores, além de quatro mateiros, que iniciou as buscas aos nove desaparecidos na reserva biológica do Uatumã, retornou hoje ao município, com a prisão em flagrante de seis homens que faziam garimpagem na região.


Conforme o Delegado do Município, Dr. Valdinei Silva o local por ser uma reserva biológica, até para entrar precisa de autorização o que por si já configuraria um crime mas ao chegar ao local próximo a região do Rio Pitinga e Pitinguinha, uma região de difícil acesso em razão da seca do rio, foram descobertos seis focos de garimpagem. Em um dos pontos de garimpo ativos, foram encontradas seis pessoas fazendo garimpagem, que imediatamente foram presos e trazidos a delegacia do município.

Conforme os seis garimpeiros detidos, eles tinham conhecimento desse outro grupo dos desaparecidos e acredita que eles adentraram mais ainda a região. Este mesmo grupo, chegou a adentrar cerca de 32km acima mas recuaram ao se defrontarem com dois índios, que eles acreditam não serem da tribo Waimiri-Atroari.
Segundo ainda este mesmo grupo que foi preso, nessa região mais a frente, após as confluências dos rios Pitinga e Pitinguinha, existe uma área boa de garimpagem conhecida como "ouro forte". A suspeita é que os desaparecidos tenham adentrado nessa região e provavelmente se assim fizeram, tiveram problemas com os índios.
Dr. Valdinei espera que o depoimento desse grupo detido, possa ajudar na localização dos desaparecidos, mas salienta que é uma região muito difícil de acesso e sem ajuda dos mateiros que conhecem o local, será muito difícil de localizá-los.
Os detidos serão responsabilizados pelos crimes de adentrarem à reserva sem a devida permissão, pelos danos causados ao meio ambiente, extração ilegal de minério além das multas administrativas pelos crimes ambientais.
O delegado acredita na possibilidade de os desaparecidos serem encontrados com vida, visto no local existirem alguns acampamentos prontos e preparados aguardando a subida das águas, para a lavagem do cascalho. Essa segunda etapa da operação será planejada nas informações colhidas.






 Por Bosco Cordeiro e Raphael Rezende - Fotos: Keny Lucas e Alexandre Linhares


BUSCAS AOS DESAPARECIDOS DO UATUMÃ RESULTA EM SEIS GARIMPEIROS PRESOS. BUSCAS AOS DESAPARECIDOS DO UATUMÃ RESULTA EM SEIS GARIMPEIROS PRESOS. Reviewed by Unknown on 20:41 Rating: 5