Noticias

Morre o general Thaumaturgo Vaz

Morre o general Thaumaturgo Vaz

Portal do Holanda
Postado em 20/12/2015 às 21h50 - Atualizado em 20/12/2015 às 22h04 




No final da tarde deste domingo (20), o general de brigada Thaumaturgo Sotero Vaz morreu, após uma semana lutando contra uma pneumonia.
O militar de 83 anos, já comandou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e chegou a ser o segundo  na hierarquia do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Em entrevista meses antes de sua morte  para o blog do jornalista Marcelo Guerra, Onde Andas, hospedado no Portal do Holanda, o general contou  detalhes de sua trajetória. Ouça:
Em 2013 recebeu a medalha Ruy Araújo, concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas, onde relembrou parte de sua trajetória em um discurso emocionado. A homenagem chegou a ser contestada pelo Projeto Jaraqui depois da divulgação no final de 2014 de um relatório da Comissão Nacional da Verdade acusando o militar de ter participado de execução e tortura no período da ditadura. A contestação foi negada.
 Vaz tambémera  neto do autor do hino de Manaus.
O sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira no cemitério São João Batista e o velório deverá ser reservado somente para a família.
NOTA DO EXÉRCITO
O Comandante Militar da Amazônia, Gen Guilherme Theophilo, cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do General Thaumaturgo Sotero Vaz, nesta tarde do dia 20 de dezembro, e expressa sinceras condolências a todos os seus familiares, amigos e liderados.
http://bit.ly/1UTDTXa

Morre o general Thaumaturgo Vaz Morre o general Thaumaturgo Vaz Reviewed by Unknown on 18:45 Rating: 5