Noticias

CURADO DE UM CÂNCER DE PELE, "LOURO DO DVD" ALERTA SOBRE OS RISCOS DA DOENÇA.

Em entrevista concedida à nossa colaboradora Thayná Costa, o trabalhador da economia informal Luciano Lima de Alencar, muito conhecido no município de Presidente Figueiredo como "Louro do DVD", contou um pouco de sua luta para curar a doença de pele que contraiu diante de tanta exposição ao sol, por conta de sua atividade profissional.





Trabalhando como ambulante há bastante tempo, especificamente na venda de CDs e DVDs, Luciano nunca imaginou que um dia poderia contrair um câncer de pele. Por conta disso, jamais fez uso de algum tipo de protetor solar ou mesmo algum tipo de chapéu que pudesse amenizar tanta exposição aos raios solares.

Tal foi a surpresa quando apareceram os primeiros sinais da doença e, a partir dai, começar uma longa batalha pelo restabelecimento de sua saúde. Louro do DVD conviveu com a doença por longos quinze anos, hoje encontra-se curado e faz questão em tornar público o seu problema de saúde, como uma forma de servir de alerta para que outras tenham conhecimento de seu drama, evitando-se assim, outros casos semelhantes.

O câncer de pele geralmente se desenvolve na epiderme, acamada mais externa da pele. É mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, sendo raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara são as principais vítimas.
Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. Os mais frequentes são: O melanoma, o mais grave, é a transformação maligna dosmelanócitos (células produtoras dos pigmentos).Carcinomas basocelular Epidermoide 70% dos casos 25% dos casos.

CAUSAS A exposição exagerada e cumulativa ao sol é o principal fator desencadeante do aparecimento do câncer de pele. Tanto os carcinomas quanto os melanomas são causados pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) solares. Doenças cutâneas prévias, fatores irritadiços crônicos (úlceras angiodérmicas e cicatriz de queimaduras) e exposição a fatores químicos, como o arsênico, podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele. 


SINTOMAS Câncer geralmente se manifesta por feridas na pele que demoram a cicatrizar, com variação na cor dos sinais presentes, manchas e pintas escuras que coçam, ardem, descamam ou sangram. O carcinoma basocelular, em função de acometer a epiderme, permite o diagnóstico precoce; já o carcinoma epidermoide apresenta como maior gravidade a possibilidade de metástase. O melanoma possui alto índice de letalidade. 
TRATAMENTO• Procurar um médico aos primeiros sinais da doença éfundamental para a indicação do melhor tratamento para cadacaso.• Somente o especialista poderá orientar o paciente em relaçãoaos procedimentos adequados e ao uso de remédios.• Não há tratamento específico, entretanto, alguns medicamentospodem reduzir os sintomas e o risco de complicações. 
Em todos os casos a cirurgia é o tratamento mais indicado.• O carcinoma basocelular pode também ser tratado commedicamento tópico ou radioterapia.• A quimioterapia pode ser necessária nos casos mais graves.• Quando há metástase, o melanoma é incurável na maioria doscasos.• A estratégia de tratamento para a doença avançada deve tercomo objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vidado paciente. 


PREVENÇÃO A melhor forma de prevenção ao câncer de pele consiste em evitar a exposição solar entre 10 e16 horas, quando os raios UV são mais intensos. Mesmo nos períodos mais adequados é necessária a utilização de proteção, como chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção de 15 ou mais.

O alerta feito por Luciano Lima de Alencar, o "Louro do DVD", está dado e que seu exemplo e depoimento possam ser o ponto de partida para a prevenção de outros casos.

Por: Thayná Costa
CURADO DE UM CÂNCER DE PELE, "LOURO DO DVD" ALERTA SOBRE OS RISCOS DA DOENÇA. CURADO DE UM CÂNCER DE PELE, "LOURO DO DVD" ALERTA SOBRE OS RISCOS DA DOENÇA. Reviewed by Unknown on 22:17 Rating: 5