Noticias

CAIO CARVALHO É DESTAQUE COM "PROJETO TARTARUGUINHA".

PROJETO “TARTARUGUINHA” DO ALUNO ESPECIAL (SÍNDROME DE AUTISMO), CAIO CARVALHO - ESCOLA DEISY LAMMEL HENGENS ! 

 
 
Segundo Zulena da SILVA SANTOS QUE É PEDAGOGA da Escola “o projeto tartaruguinha foi criado pela curiosidade do Aluno Caio Carvalho de Sousa aluno do 5º ano B portador de Autismo” (Autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo). A professora Zulena comentou que deve ter assistido alguma reportagem em sua casa falando sobre algum projeto sobre Quelônios ou Tartarugas conhecido popularmente, (Quelônios, ou tartarugas, são répteis da ordem Chelonia, cujos representantes são as tartarugas marinhas e de água-doce; cágados, que vivem em água-doce; e os jabutis, encontrados em terra firme). E passou a insistir com a pedagoga para ajudá-lo a montar esse projeto, o mesmo foi desenvolvido com os alunos do 5º ano B. 

Após algumas insistência do Caio, os professores foram estimulados a efetuar o projeto com intuído de conscientizar e sensibilizar os alunos da escola Deisy sobre a necessidade de Preservar os quelônios da nossa região.    


A escola tem como papel fundamental trabalhar a educação ambiental e através desse projeto mostrar a importância dos quelônios para o meio ambiente e também sua importância para a sociedade. Nessa visão a escola procurou demostrar através de estudos e pesquisas o quanto a importância da preservação do quelônios na região. 

O outro objetivo do projeto foi a inclusão de crianças especiais na sociedade e no convívio na educação. No caso do Caio Carvalho a escola, pedagogos, e professores deram todo o apoio no desenvolvimento deste projeto. A iniciativa partiu do Caio Carvalho mas a escola quis demostrar  e compreender as dificuldades, permitir que ele faça parte da sociedade e contribuir para que sua participação social ocorra. Segundo a pedagoga Zulena, foi importante demostrar que apesar das limitações, o Caio assim como todas as crianças especiais, podem sim aprender e ter a inteligência como nós, prova disse foi o desenvolvimento do “PROJETO TARTARUGUINHA”. 


Para Ricardo de Oliveira, professor do aluno Caio Carvalho nos diz “o quanto está feliz por ter recebido o aluno este ano, e que teve esta brilhante ideia. O projeto trouxe benefícios para a sala de aula e um aprendizado excelente e relata que todos os alunos aprenderam muito bem o objetivo do projeto”. 

Para mãe do Caio, Sra.Rosana Kelly, foi muito importante esse projeto pela conscientização da preservação dos quelônios. Porém, mais importante ainda foi a integração de seu filho junto à sociedade. Ela sabe que não é fácil, mas o apoio que recebe da Escola Deisy , dos pedagogos, dos professores e do seu professor atual é fundamental para o seu próprio desenvolvimento e aprendizado e dos demais alunos especiais.       


 Por: ROSANA KELLY e JOHN LIRA 
CAIO CARVALHO É DESTAQUE COM "PROJETO TARTARUGUINHA". CAIO CARVALHO É DESTAQUE COM "PROJETO TARTARUGUINHA". Reviewed by Unknown on 17:02 Rating: 5