Noticias

Dia de Finados celebrado em todo país!

Dia de Finados celebrado em todo país!
Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos qual ninguém lembrava. Desde o sécilo XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade há dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
Já o Dia de Finados para a Fé Protestante após a reforma Protestante, a celebração do Dia de Finados foi fundida ao da Festa de Todos os Santos na Igreja Anglicana, ainda que tenha sido posteriormente desmembrada em certas igrejas coesas ao Movimento Oxford no século XIX. A observância da comemoração foi restaurada, todavia, em 1980, por meio da publicação do livro litúrgico The Alternative Service Book, o qual define a data como "festividade menor" intitulada "Comemoração dos Fiéis Defuntos".
A morte é ainda assunto-tabu, recalcado, silenciado. Preferimos viver como se a morte não existisse. Mas, na sociedade atual a morte é também trivializada com as guerras, calamidades, eutanásia, aborto, acidentes com auxílio da mídia. Há os que prefere fazer da morte uma experiência soft, é a “morte-soft”, relegada aos hospitais, funerárias e religiões. Aí a morte é maquiada, relativizada pelas instituições, chamada também de “morte digna”. Muitos de nós vivemos uma “vida inautêntica”, uma existência falsa porque não nos permitimos refletir e aceitar a morte.
E como de costume pessoas de toda parte lotará os cemitérios afim de visitar, orar, ofertar flores e velas a seus entes que já se foram. Visitar o cemiterio no dia de hoje não é nada fácil para as familias relembrar a vida que compartilhou alegrias, tristezas, doenças e tantas situações durante sua passagem terrena.
O Portal do Urubuí sente-se grato por todos aqueles que em vida fizeram parte e contribuiram com a história do municipio.

Por: John Lira.
Dia de Finados celebrado em todo país! Dia de Finados celebrado em todo país! Reviewed by Unknown on 14:02 Rating: 5