Noticias

Datas bizarras: 19 Novembro Dia Mundial do Vaso Sanitário.

É muito comum comemorarmos datas simbólicas ao longo do ano. Algumas, com simbolismo religioso que instituiu um dia para cada santo, destacando-se o mês de junho, por ser um período atrelado ao nosso folclore com as tradicionais "Festas Juninas", homenageando São João, Santo Antonio e São Pedro.

Outras datas, passaram a ter cunho comercial fartamente explorado pelos lojistas em todos os lugares do mundo, como é o caso do dia dos pais, mães, crianças, natal e etc. A mídia publicitária vende estas datas com efeito avassalador entre os consumidores.
Muito comum também, as datas serem utilizadas para marcarem fatos históricos e muitas vindo a ser feriados em seus respectivos lugares onde aconteceram os fatos. Da mesma forma, como quase todas as profissões são marcadas com o "seu dia".



O certo é, que existe data pra tudo e algumas, tão sem sentido que acaba por banalizar datas que realmente precisam ser comemoradas, pelo grande significado que têm na vida das pessoas e, entre estas, destacamos as que tratam das discriminações como é o caso do Dia da Consciência Negra e algumas outras.
Muito comum hoje em dia, são as comemorações voltadas para as datas que tratam das questões ambientais como dia da árvore, água, e outros mais. Datas que certamente servem para despertar reflexões nas pessoas.

Difícil de entender, é como e para que certas datas são criadas e homologadas pela ONU, órgão responsável em oficializar as datas, nos calendários mundiais. Todas no entanto, mesmo parecendo desconexas, acabam tendo um significado e uma razão de ser, mesmo parecendo ser verdadeiras bizarrices. Este é o caso do dia 19 de novembro que é considerado o "Dia Mundial do Vaso Sanitário". Entenda o por que:

"O Dia Mundial do Vaso Sanitário é comemorado anualmente em 19 de Novembro.
A data pode parecer uma grande brincadeira, mas o assunto não podia ser o mais sério: falta de saneamento básico para bilhões de pessoas!
World Toilet Day, como é conhecido internacionalmente, ajuda a conscientizar as pessoas e os governos sobre a enorme quantidade de pessoas que não possuem acesso à um vaso sanitário limpo e com sistema de saneamento adequado.
O problema vai muito além do que ter que urinar ou defecar ao ar livre, pois a falta de saneamento básico de qualidade facilita a proliferação de doenças perigosas, como malária e a diarreia, que afeta principalmente as crianças e os recém-nascidos.
Origem do Dia Mundial do Vaso Sanitário
Dia Mundial do Vaso Sanitário foi oficializado pela Organização das Nações Unidas - ONU em julho de 2003, realizando, desde então, atividades e discussões que conscientizem os governos de todos os países sobre a importância de assegurar um saneamento adequado para toda a população."

Vejam outras datas que podem ser consideradas bizarras:
01 de Fevereiro - Dia do Tomate
19 de Fevereiro - Dia da Ressaca
14 de Março - Dia dos Carecas
19 de Abril - Dia do Jipe
24 de Maio - Dia do Detento
19 de Junho - Dia da Piada Ruim
31 de Julho - Dia  Mundial do Orgasmo
31 de Agosto - Dia da Visibilidade Lésbica





Datas bizarras: 19 Novembro Dia Mundial do Vaso Sanitário. Datas bizarras: 19 Novembro Dia Mundial do Vaso Sanitário. Reviewed by Unknown on 20:05 Rating: 5