Noticias

Workshop Autismo é realizado em Presidente Figueiredo.

Workshop Autismo é realizado em Presidente Figueiredo.

“A importância do conhecimento Espectro Autista para pais e Profissionais”
Ao iniciar esta matéria é necessário responder o que é o Autismo? “O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social de uma criança”.





Neste sábado (24/10) foi realizado um Workshop sobre Autismo na Câmara Municipal de Presidente Figueiredo-AM que teve como objetivo divulgar o conhecimento sobre os TEA “Transtorno do Espectro Autismo” para pais, professores, profissionais e demais pessoas interessadas no assunto.
O evento contou com a presença da Psicopedagoga Denise Teperine especializada em deficiência visual, múltipla deficiência sensorial, deficiência auditiva e surda cegueira e autismo! “O importante é você estar aberto a se relacionar com a pessoa seja bebê, criança ou adulto que seja portadora de Autismo e ai vai de cada um ver a possibilidade de interagir com ela”. Afirmou ainda que está disponível para ajudar ao grupo nas dificuldades.

Também esteve palestrando o renomado Dr. Prof. Francisco Tussolini Medico Neuro Pediatra, Diagnóstico e Comportamento – Autismo – o que os pais precisam saber em conversar o Dr. Tussolini “ele fala da importância dos grupos de apoio no Brasil e principalmente no Amazonas e que tem aumentado nos últimos anos, Fala ainda  sobre um maior numero de diagnóstico, isso porque os pediatras tinham medo de dar o diagnóstico correto mesmo sabendo que a criança era portadora. Precisando melhorar no diagnóstico que seja o mais precoce possível “pois” isso significa que a criança perde menos e ganha uma maior qualidade de vida e um grande aliado a isso tudo é a participação dos professores na vida dessas crianças”.



O evento foi realizado pelo GAPA – (Grupo de Apoio aos Pais de Autistas) de Presidente Figueiredo que tem a Djaína Castro Pontes como Presidente e ela relata qual o objetivo do grupo “é trazer e orientar aos pais de autistas para dividir e esclarecer sobre o assunto. Fala que o grupo está a disposição de pais que tenham os mesmos problemas e deixa claro que o grupo é independente, mas tem recebido apoio do poder público local”.


Por: John Lira.


Workshop Autismo é realizado em Presidente Figueiredo. Workshop Autismo é realizado em Presidente Figueiredo. Reviewed by Unknown on 23:45 Rating: 5