Noticias

"SANTO URUBUI"!!

A natureza e sua sabedoria, há muito tempo o Rio Urubui vem pedindo a atenção dos moradores de Presidente Figueiredo para se preocuparem com sua preservação. Alertas constantes têm sido dados pelo grupo "AMIGOS DO URUBUI" através das redes sociais e, nas manifestações organizadas pelo grupo ou mesmo pelo poder público, poucos se interessaram em participar.




Figueiredo vive um momento delicado neste verão Amazônico, a BR174 tem focos de queimadas em toda a sua extensaão. Rumo certo, Novo rumo, Canoas, Santuário, Maruaga e Balbina estão com as matas que a circundam ardendo em chamas causando danos irreparáveis ao meio ambiente. A densa fumaça desses incêndios, estacionou em nossos ares causando mau estar nos moradores.

Ainda no domingo, nossa equipe registrou na corredeira do urubui, a presença de um grande número de "turistas" desfrutando de nosso maior patrimônio turístico, sem nenhum tipo de responsabilidade com o local e nós moradores, sabemos que isso acontece e não tomamos nenhum tipo de atitude.

As autoridades também precisam ser cobradas pois o número de fiscais é insuficiente para a grande demanda principalmente nesses períodos de verão. Os permissionários também precisam se mobilizar, esvaziar as lixeiras e exerceram o papel de guardiões do local que lhes dá sustento. Cda vez mais, os visitantes chegam  com suas bebidas e farofas em caixas térmicas, nos deixando apenas o trabalho de recolher o lixo.
Somos  todos culpados por omissão, comodismo, falta de compromisso, falta de connsciência ou até mesmo ignorância, mais todos somos culpados! O urubui é nosso e cabe a nós cuidar do que nos pertence. Quem quiser vir usá-lo, que venha sabendo que esse lugar tem dono. Que aqui, existe zêlo para com nossas riquezas naturais. Se vier dessa forma, será muito bem vindo.


Hoje foi um dia que servirá de reflexão para os moradores do município, sobre o valor e a importância do Rio Urubui. A falta de água na cidade, levou os moradores a pedirem socorro ao "Santo Urubui". Ás vezes, as lições vêm dessa forma e se hoje foi um dia de aprender, tomara que o aprendizado tenha sido proveitoso e que a partir de agora, passe a existir muito mais respeito pelo 'Nosso Urubui".
Olhem estas imagens e reflita se elas lhe dizem respeito.



















"SANTO URUBUI"!! "SANTO URUBUI"!! Reviewed by Unknown on 19:33 Rating: 5