Noticias

Mesmo com fumaça, milhares de devotos prestigiam o Círio de Nazaré, em Manaus

Mesmo com fumaça, milhares de devotos prestigiam o Círio de Nazaré, em Manaus


Na caminhada deste domingo, na Procissão do Círio, 400 metros de corda amarrados ao andor da Virgem foram sustentados pelos fiéis - foto: Janailton Falcão
Na caminhada deste domingo, na Procissão do Círio, 400 metros de corda amarrados ao andor da Virgem foram sustentados pelos fiéis – fotos: Janailton Falcão
Mesmo com toda a fumaça que voltou a encobrir Manaus na manhã deste domingo (11), milhares de fiéis devotos a Nossa Senhora de Nazaré marcaram presença à procissão do círio em sua honra. Conforme a Polícia Militar, 15 mil pessoas prestigiaram a festa religiosa na capital, embora estimativas da organização apontem para 30 mil.
As festividades católicas iniciaram às 6h30, com uma missa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul da capital. De lá, os fiéis, juntamente com a imagem da santa, saíram em cortejo até a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, bairro Adrianópolis, na mesma zona.
As solenidades principais do Círio de Nazaré em Manaus ocorreram neste sábado (10), com a trasladação, às 19h, da imagem de Nossa Senhora. Durante toda a noite ocorreu a vigília que culminou com uma missa solene às 9h de hoje, celebrada pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.
Este ano, o tema do Círio de Nazaré é ‘Com Maria, construindo a paz na família’, um chamamento aos fiéis para a importância que a família tem na formação de crianças, jovens e adultos, tomando como exemplo a família de Jesus, formada por Maria, sua mãe, e José, o pai de criação.
Na caminhada deste domingo, na Procissão do Círio, 400 metros de corda amarrados ao andor da Virgem foram sustentados pelos fiéis. É um dos momentos em que a comunidade católica demonstra toda sua fé, agradecendo pelas graças recebidas e fazendo pedidos à Nossa Senhora de Nazaré.

Ontem
Também no fim da tarde deste sábado (10), muitos fiéis percorreram as ruas de Manaus durante a procissão de Nossa Senhora de Nazaré. Descalços, com velas nas mãos e ao som de diversos cânticos, os religiosos se reuniram na frente da igreja, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital. O percurso incluiu as ruas Major Gabriel e Tarumã, até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14, onde chegou por volta das 20h.
Processao5-Janailton
O pároco da igreja, Márcio Missiato, informou que a procissão serve para oferecer um momento de oração e fé. “A procissão serve para que o fiel renove sua fé e agradeça pelas graças diárias”, assinalou.
Alguns fiéis acompanharam a procissão para agradecer e pagar promessas alcançadas. Como foi o caso da estudante Isabelle Passo, 16, ela levou o filho de apenas 1 ano e 9 meses para a procissão. “Eu vim do bairro Monte Pascoal com as minhas tias para agradecer e pedir pela saúde do meu filho, por um trabalho e pelos meus estudos”, explicou.
Processao6-Janailton
Segurança
A realização do Círio de Nazaré, na manhã deste domingo, contou com apoio de 15 homens da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). No total, 20 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que estavam divididos em nove motocicletas e quatro viaturas, prestaram serviço orientando condutores e pedestres.
De acordo com o presidente do órgão, Paulo Henrique Martins, o trânsito fluiu tranquilamente. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também acompanhou o percurso dos fiéis, que não registrou nenhuma ocorrência.
Por Lindivan Vilaça e Luis Henrique Oliveira
Mesmo com fumaça, milhares de devotos prestigiam o Círio de Nazaré, em Manaus Mesmo com fumaça, milhares de devotos prestigiam o Círio de Nazaré, em Manaus Reviewed by Unknown on 15:50 Rating: 5