Noticias

Torneio de pesca "ressuscita" Rio Tarumã.

O belíssimo "Recanto dos Curiós" às margens do Rio Tarumã, foi testemunha, sábado passado (19/09), do que aqui podemos definir, como o renascimento de um rio. Todos têm conhecimento, dos inúmeros tipos de agressões que o Rio Tarumã sofre, em consequência das inúmeras marinas, condomínios, estaleiros, pontões e flutuantes instalados às suas margens.






Centenas de lanchas, jet skys, barcos e iates circulam diariamente neste trecho do rio. Nos fins de semana, essa movimentação se torna intensa por ser o local, fonte de turismo e exploração comercial com seus inúmeros restaurantes flutuantes.

Diante deste cenário, podemos imaginar o quanto esse rio sofre com óleo derramado das embarcações, lixos atirados em seu leito, dejetos despejados por estes flutuantes e outras práticas de agressões causadas pela insensatez humana.
Com tudo isso, o difícil é imaginar, vida nesse rio. Com esse pensamento, de que esse rio tem vida e que precisa ser cuidado, o empresário Rogério Bessa realizou o "Torneio de Pesca Amigos do Tarumã", numa forma de chamar atenção das autoridades mas principalmente da sociedade, com a preservação desse importante rio afluente do majestoso Rio Negro.



O resultado do evento foi surpreendente, noventa e duas equipes de praticantes da pesca esportiva, atenderam ao convite da nobre causa e realizaram uma significativa manifestação esportiva de consciência de preservação, jamais realizada em nossos rios e que servirá de marco para futuras outras manifestações dessa natureza.




Toda a estrutura de apoio e logística foi montada no Recanto do Curió, que contou além de palco com atrações musicais, restaurante, slack line, SAMU, Marinha do Brasil, Polícia Militar o apoio da equipe de engenharia de pesca da SEPROR, como fiscalizadores do torneio que devolvia o peixes de volta ao rio, após medição e pesagem, com saúde.


As equipes além da disputa pelo melhor peixe, de acordo com o regulamento do torneio, era premiada pela quantidade de lixo recolhido do rio. A largada aconteceu às sete da manhã e o encerramento ao meio dia. Está de parabéns o empresário Rogério Bessa pela brilhante iniciativa, estão de parabéns os competidores por terem aceito o convite e finalmente, estão de parabéns os parceiros de Rogério que acreditaram na importância e seriedade do evento.

Tudo foi acompanhado de perto pela equipe do Portal do Urubui, com fotos de Xande Linhares, filmagens terrestres e filmagens aéreas (drone) de Thyago Silva, coordenação de Bôsco Cordeiro, que serão utilizadas para a confecção de um DVD do evento, a ser lançado nos próximos dias.
Por: Bôsco Cordeiro


 
 

 
 
 
 

 
 


 
 
 
 
 

 
 
 
 


 
 





Torneio de pesca "ressuscita" Rio Tarumã. Torneio de pesca "ressuscita" Rio Tarumã. Reviewed by Unknown on 22:44 Rating: 5