Noticias

Movimento ‘Fora Dilma’ espera reunir 50 mil pessoas em Manaus

Movimento ‘Fora Dilma’ espera reunir 50 mil pessoas em Manaus


Reunião Movimentos
Cinco movimentos estiveram presentes entre eles: Corrupção Não, Vem Pra Rua, Amazonas em Ação. Foto: CICC
Líderes de cinco movimentos que irão participar de uma manifestação pacífica em favor do impeachment da presidente Dilma Roussef, prevista para o próximo domingo (16), estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (11) com órgãos de segurança, para definir as estratégias de monitoramento do evento. O movimento deve reunir aproximadamente 50 mil pessoas, segundo os organizadores.
A reunião ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC), localizado na avenida André Araújo, Zona Centro-Sul da capital.
Entre os órgãos que estiveram presentes estavam os representantes da Policia Militar (PM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretária Estadual de Sáude (Susam), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Serviço de Atendimento Móvel (Samu), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas (SSP-AM). Durante o evento, será deflagrada a ‘Operação Gestão de Multidões VI’, ou seja, o trabalho de monitoramento e prevenção continuará como em outras manifestações.
De acordo com o secretário executivo adjunto de Segurança para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara, “essas reuniões fazem parte de um cronograma que tem como objetivo principal resguardar a população e os manifestantes para que se tenha um evento organizado e pacifico, por isso, chamamos os representantes dos principais movimentos para que juntos, possamos discutir e esclarecer as diretrizes e regras para a realização do evento”, pontou o secretário.
Entre os principais movimentos de articulação nacional participam ‘Corrupção Não’, ‘Brasil Livre’, ‘Revoltados Online’, ‘Vem Pra Rua’, ‘Movimento Fora Dilma’, ‘Movimento Amazonas em Ação’, ‘Face do Norte’, ‘Sindicato dos Médicos do Amazonas’, ‘Nas Ruas Contra a Corrupção’, ‘Movimento Brasil Melhor’, ‘Movimento Conservador do Amazonas’, ‘Clube Ajuricaba’, ‘Avança Brasil’, ‘Maçonaria e Centros Acadêmicos e DCE´S de várias faculdades’.
As ações dos movimentos de rua iniciaram-se de forma descentralizada ainda no ano de 2013, e com o surgimento de mais escândalos envolvendo o governo Dilma, o movimento cresceu atraindo multidões às ruas do país, pedindo democracia e o fim da corrupção.
Essas mobilizações acontecem espontaneamente em diversas capitais entre elas Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Campo Grande (MT), já confirmadas.
De acordo com um dos coordenadores do movimento na capital, Fred Ângelo Valente, em entrevista ao EM TEMPO Online, “a ideia da realização da manifestação pacifica é resultado de diversas reuniões entre os movimentos e discursões online, que tratam da real situação do país e da atual conjuntura politica em que estamos vivendo.
Datas que coincidem
No dia 16 de Agosto de 1992, há exatos 23 anos, se desencadeava no Brasil um movimento formando por estudantes que pediam o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, conhecidos popularmente como os caras-pintadas. O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção que pesavam na época contra o presidente e, ainda, em suas medidas econômicas impopulares, contou com a adesão de milhares de jovens em todo o país. O nome “caras-pintadas” referiu-se à principal forma de expressão e símbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto dos manifestantes.

Por Mairkon Castro
http://www.emtempo.com.br/movimento-fora-dilma-espera-reunir-50-mil-pessoas-em-manaus/

Movimento ‘Fora Dilma’ espera reunir 50 mil pessoas em Manaus Movimento ‘Fora Dilma’ espera reunir 50 mil pessoas em Manaus Reviewed by Unknown on 21:02 Rating: 5