Noticias

Circuito de Pesca resgata pesca esportiva no lago de Balbina.

Balbina sempre foi um berço da pesca no Amazonas, seja a pesca profissional ou esportiva. Grandes pescadores e muitos outros contadores de história, tiveram aqui sua iniciação no esporte. Alguns se notabilizaram e se aperfeiçoaram virando verdadeiros experts em fly ou em lorotas.




No auge do progresso da Vila de Balbina, o lago e a morena, atraiam um sem número de adeptos da pesca esportiva e no meio deles, muitos predadores. A abundância e fartura diminuiu, afastando os visitantes e tirando muito dos alegres fins de semana da encantada vila.


Outras opções de pesca no lago utilizando os acessos pela BR 174, no quilômetro 165 e 178, enfraqueceram ainda mais o turismo de pesca esportiva do lugar. Problemas de hospedagem e custo alto também contribuiram para o enfraquecimento do comércio turístico da comunidade.


O torneio de pesca do tucunaré na Vila de Balbina já existe há alguns anos e, a paternidade do evento, é pleiteada por vários contadores de história mas segundo fontes seguras, Marçal e Waltão são os legítimos criadores. Se alguém duvidar disso, que exija um exame de DNA ou cale-se para sempre.

Já o criador do circuito de pesca, tem um registro de paternidade inquestionável. Zenizir Silva apresentou a idéia à prefeitura municipal e teve imediatamente o apoio, já sendo portanto, o coordenador dos cinco circuitos realizados.


O objetivo de Zenizir Silva em concentrar duas das etapas, na Vila de Balbina, é justamente o de resgatar a prática do esporte no lugar e, ele garante, que isto já vem acontecendo sendo este, o maior legado do torneio aos moradores do local.


O V Circuito de Pesca do Amazonas teve seu encerramento no último dia 01 de agosto, dentro da programação da XXV Festa do Tucunaré com expressivo número de participantes, fazendo crer que a cada ano, esse torneio cresça, podendo vir a ser no futuro, um torneio conhecido internacionalmente.

Fotografia: Carol Oliveira e Alexandre Linhares








































Circuito de Pesca resgata pesca esportiva no lago de Balbina. Circuito de Pesca resgata pesca esportiva no lago de Balbina. Reviewed by Unknown on 23:35 Rating: 5