Noticias

Ciranda Tradicional levou a Grécia Antiga ao Parque do Ingá na 2ª noite de festiva

A 2ª noite do Festival de Cirandas 2015 focou nas personificações primordiais, deuses e a própria civilização na Grécia Antiga por meio do bailado gracioso da ciranda

    Cirandeiros fizeram a festa durante a segunda noite de festival
    Cirandeiros fizeram a festa durante a segunda noite de festival (Evandro Seixas)
    Buscando seu quarto título, a Ciranda Tradicional  abriu a segunda noite do 19° Festival de Cirandas de Manacapuru, na noite deste sábado (29), expondo os medos,  anseios e curiosidades que levaram a espécie humana a buscar explicações sobre sua própria existência. 
    Os cantadores estreantes da Tradicional, Abrain Lincoln e Edson Júnior, deram início ao espetáculo quando chegaram na arena do Parque do Ingá a bordo da alegoria de um fênix - suspensa por um guindaste -,  cantando e encantando deuses e homens no parque mitológico enquanto sobrevoavam a torcida do bairro Terra Preta, onde a associação nasceu.
    No primeiro ato, a agremiação encenou a origem de tudo: o Caos e a personificação  dos Deuses, encenados pelo cordão  de cirandeiros. Caos é o segundo Hesíodo,  a primeira divindade a surgir no universo.  Personificado,  Caos se torna no maior entre os Titãs. O duelo entre Deuses e Titãs também foi encenado, pelo cordão de entrada da Tradicional, e arrancou aplausos da torcida.
    Na terceira parte do primeiro ato,  a porta-cores Joelma Barroso chegou em um guindaste em forma de águia,  representando Zeus.
    No segundo ato do espetáculo, a princesa cirandeira Alessandra Mendonça representou Perséfone (a Primavera), trazida por um módulo alegórico em forma de uma grande borboleta. Uma batalha entre Deuses e Titãs também foi encenada.
    Personagens da Ciranda original como o seu Honorato, o galo e o cupido foram resgatados e entraram na arena bailando junto com o cordão. A apresentação da Ciranda Tradicional acabou às 23h29 deste sábado (29), na arena do Parque do Ingá, em Manacapuru. Ao todo foram 2 horas e 20 minutos de apresentação.
    A cirandeira bela Anne Santana, que também fez sua estreia nesta noite, encenou um dos grandes momentos da noite, quando encarnou a deusa Pandora. "Saiu tudo como eu esperava, graças a Deus. Todos os detalhes que foram acertados nos ensaios eu consegui passar para o público", disse.
    http://acritica.uol.com.br/especiais/Ciranda-Tradicional-Grecia-Antiga-Parque_0_1421257906.html

    Ciranda Tradicional levou a Grécia Antiga ao Parque do Ingá na 2ª noite de festiva Ciranda Tradicional levou a Grécia Antiga ao Parque do Ingá na 2ª noite de festiva Reviewed by Unknown on 13:45 Rating: 5