Noticias

"Os Guardiões do Urubui".

As gerações passadas não tiveram o cuidado suficiente com a natureza. O pensamento da época, era de utilizar o que fosse possível, em benefício próprio sem a preocupação com o dia de amanhã. A caça era livre e pedratória, a pesca idem, a extração da madeira indiscriminada visando ganhos econômicos.
Com o tempo, as consequências foram danosas. Rios e igarapés foram sendo destruídos, animais começaram a sumir extintos pela insanidade humana, florestas inteiras devastadas. Toda essa destruição e falta de consciência em saber viver em harmonia com a natureza, começou a se virar contra o próprio homem que passou a conviver com catástrofe, secas, poluição e uma pior qualidade de vida.

    FOTO: Thyago Silva

Diante dessa situação alarmante, as pessoas começaram a repensar uma forma de convívio com a natureza, onde houvesse o uso  correto e respeitoso com o meio ambiente. O resultado disso é que está surgindo uma nova geração, que aprende desde cedo, o que é ser ecologicamento correto.



Assim é Daniel Silva Barbosa, 36 anos filho do saudoso Aguinaldo Barbosa e de D. Áurea. Casado, pai de três filhos Juliana, Pablo e Raul frutos de dois relacionamentos, estudante de Biologia, Técnico em Agropecuária e Técnico em Turismo, onde também desenvolve a atividade de microempresário com turismo de aventura oferecendo serviços de bóia cross, rapel, trilha, acampamento de selva, contemplação dos rios e visita as cachoeiras. Camarão, como carinhosamente Daniel é conhecido na cidade, é exemplo de uma geração que pensa no futuro de seus filhos, aprendeu a proteger a natureza com a consciência de que cada um tem que fazer a sua parte. Para isso, criou nas redes sociais, o grupo "Amigos do Urubui".

O grupo desenvolve o trabalho de valorização e amor aos atrativos naturais de Presidente Figueiredo, em especial ao maior atrativo que é a corredeira do urubui que, segundo Camarão, nos últimos anos vem sendo utilizado de maneira inadequada. O principal trabalho do grupo é o de conscientização de que tanto poder público, turista, visitante e principalmente a população tem que dar sua contribuição pela preservação desse patrimônio que pertence ao município mas que também trata-se de um patrimônio da humanidade.

O grupo Amigos do Urubui existe no facebook e no whatsapp e conta com cerca de 60 pessoas, sendo que cerca de 20 atuando efetivamente. O trabalho baseia-se em ações ambientais com abordagens educativas e distribuição de panfletos pedagógicos, sacos de lixo, replantio de árvores frutíferas na orla da corredeira com o intuito de atrair pássaros, evitar assoriamento do rio e criar sombra.. é pensamento do grupo, levar esse trabalho educativo de conscientização ambiental, pra dentro das escolas municipais para que as crianças já cresçam protegendo a natureza.


O problema do lixo às margens do urubui, é uma preocupação constante dos "guardiões" e esse problema se agrava, durante os grandes eventos do município. Segundo Daniel o que ocorre é que a produção de lixo é muito grande e as lixeiras se tornam insuficientes fazendo com que grande parte desse lixo, acabe indo pra dentro da corredeira.
No próximo dia 26 de julho estará acontecendo a terceira ação ambiental do grupo, que conta com apoio da prefeitura municipal através das secretarias de Cultura, de meio ambiente e  secretaria de turismo, de alguns empresários locais mas principalmente do trabalho voluntário dos membros do grupo. Todos os interessados pela causa ambiental, que tiverem interesse em participar do grupo ou das ações desenvolvidas em prol da natureza, serão muito bem vindos . Para isso, basta solicitar no facebook ou através do número 99504-7160. Daniel também pode ser encontrado em sua loja de turismo e sucos naturais, localizada no Parque do Urubui em frente ao Café Priscila.

O trabalho do Camarão e de seus amigos, pode parecer pequeno diante da gravidade do problema, mas a grandeza da causa já justifica o merecimento de apoio por parte da população. As gerações futuras, irão agradecer a esses valentes "Guardiões do Urubui".

                                  Lixo recolhido pelos salva vidas, do leito do urubui.

"Os Guardiões do Urubui". "Os Guardiões do Urubui". Reviewed by Unknown on 21:28 Rating: 5