Noticias

Empinar Pagagaio: O Perigo está no Ar.

Com a chegada do verão coincidindo com o período das férias colegiais, a brincadeira de empinar papagaio ou pipas dependendo da região, aparece com força total em quase todos os municípios amazonenses.




 A brincadeira é contagiante e envolve desde crianças e jovens até os adultos, que passam horas olhando para o  céu, acompanhando o "bailado" de suas casquetas, cangulas e papões. 

A divertida brincadeira quando praticada em local apropriado, tipo praias, parques e descampados, não causa nenhum transtorno mas, a partir do momento que a brincadeira é praticada nas zonas urbanas, ela passou a representar riscos tanto para quem pratica como para outras pessoas não praticantes, chegando inclusive a ser responsável por diversos acidentes alguns fatais. Empinar papagaio em locais inadequados é crime previsto em lei.



Os riscos de empinar papagaio:
- Quando enroscadas em fios as pipas ou papagaios provocam curto circuitos, podendo inclusive, quando utilizado com linha de cerol,  cortar fios e atingir pessoas com consequências trágicas.
- Queda de lajes, telhados e árvores quando utilizados como locais da brincadeira.
Cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás. Pode ter algum buraco ou pista, e, com a quantidade de veículos das cidades,alguém pode te atropelar.
Atenção especial com os motociclistas e ciclistas, pois a linha de sua pipa poderá ser perigosa para eles. Se sua pipa enroscar em fios, não tente retirá-la, é melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para tentar tirá-la. Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito.



De todos os riscos causados pela diversão, nada é tão cruel e aterrorizante quanto o uso de CEROL (uma mistura de cola e vidro que ao ser aplicado na linha a torna ainda mais cortante). Acidentes gravíssimo e fatais acontecem com frequência em locais onde as ruas são utilizadas para a prática da brincadeira.


Aqui em Presidente Figueiredo o perigo está no ar, nossas ruas estão tomadas de "papagaieiros". A avenida Padre Caleri, bairro Tancredo Neves (Curupira) tornou-se um dos locais preferidos. É uma mistura de crianças, adolescentes e adultos em meio a carros, motos, bicicletas, vendedores de pipas nas ruas e embaixo dos fios da rede elétrica do município, sem nenhum tipo de cuidado.


O maior risco quem corre são os motociclistas, pois não temos conhecimento do uso de equipamentos de segurança contra esse tipo de acidente na cidade. O uso de linha com cerol é comum na cidade e até mesmo a temível LINHA CHILENA, que é quatro vezes mais cortante que o cerol, já é comercializada clandestinamente no município.
O alerta está sendo dado, as autoridades devem estar atentas ao risco e tomar uma antitude antes que o pior aconteça.
Quer empinar papagaio? 
Procure um local adequado e divirta-se!






Por Bosco Cordeiro 
fotos: Alexandre Linhares
Empinar Pagagaio: O Perigo está no Ar. Empinar Pagagaio: O Perigo está no Ar. Reviewed by Unknown on 21:20 Rating: 5