Noticias

Caprichoso supera temporal e leva o 50º Festival de Parintins

Caprichoso supera temporal e leva o 50º Festival de Parintins

    Caprichoso em sua segunda noite no Festival Folclórico de Parintins
    Caprichoso em sua segunda noite no Festival Folclórico de Parintins (Lucas Silva)
    Superação. A palavra marca o 21º título do Caprichoso, grande campeão do 50º Festival Folclórico de Parintins. Com 12, 5 pontos de diferença, o bumbá azul e branco superou o rival Garantido mesmo após ter enfrentado um temporal na primeira noite de apresentações, dia 26. A chuva que varreu Parintins levou o Caprichoso a cancelar o ritual indígena da primeira noite e adotar uma série de adaptações nas noites seguintes.
    Mas valeu a pena. E o boi venceu o rival inclusive na noite da chuva. O tema deste ano, “Amazônia”, encantou jurados e os torcedores. O bumbá levou para a arena do bumbódromo o amor pela floresta em três capítulos: “Amazônia, o Encontro dos Povos”, “A Arte da Criação” e “Amazônia nas Cores do Brasil”.
    O presidente da agremiação, Joilto Azedo, comemorou o título, primeiro de sua gestão. “A chuva que enfrentamos na primeira noite impulsionou nossos artistas e nossa torcida. Isso é incontestável. Mas é importante destacar que o Caprichoso se preparou para ser campeão", disse ele, ressaltando os meses de trabalho e os reforços que fez na Comissão de Arte do boi. 

    NOITE A NOITE
    A primeira noite foi do boi Caprichoso, com 417, 4 pontos. O Garantido ficou com 413,9. Entre os destaques da abertura da festa, a sinhazinha do Caprichoso,  Karyne Medeiros,  que recebeu nota 10 de todos os jurados. 
    Na parcial da segunda noite, o Caprichoso ampliou a vantagem para 5,3 pontos. O boi azul obteve 418,3 pontos nesta noite. O Garantido teve 416,5. 
    No final o boi azul ficou com 1254,3 pontos, contra 1241,8 do vermelho. Edmundo Oran, que estreou como amo do Caprichoso, ganhou do experiente Tony Medeiros na terceira noite de apresentações. 
    O presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, protestou contra o resultado, que ele chamou de vergonhoso. "Peço desculpas aos patrocinadores e ao torcedor que veio a Parintins. O que aconteceu aqui é lamentável". O boi vermelho, que tem 30 títulos, venceu as duas últimas edições do festival.

    POVOS TRADICIONAIS
    Membro do conselho de arte do Caprichoso, Márcio Braz explicou que o foco do espetáculo do Touro Negro foram os povos tradicionais da Amazônia – índio, negro e branco –, e a cultura formada a partir da união deles na mesma região. “Abordamos a Amazônia pelo prisma dos povos que contribuíram para a nossa formação cultural”, comentou.
    http://acritica.uol.com.br/noticias/caprichoso_parintins_festival_garantido_0_1384661530.html

    Caprichoso supera temporal e leva o 50º Festival de Parintins Caprichoso supera temporal e leva o 50º Festival de Parintins Reviewed by Unknown on 10:35 Rating: 5