Noticias

A CULPA É DO PREFEITO.


As redes sociais tem sido  utilizadas expressivamente como instrumento de manifestação de protestos. O internauta, sente-se mais seguro em manifestar sua insatisfação, com algo que não concorda,do que se tivesse que fazer na vida real.Essa sensação de segurança ganha força, a partir do momento que outras pessoas compartilham do mesmo pensamento.Muitos protestos que começam de forma isolada e passam a receber adeptos, dependendo do caso, ganham força e se transformam em movimentos de grupos e, muitas vezes, em manifestações públicas.

Alguns fatos ocorridos recentemente no município, tem sido motivos de muita discussão nas redes sociais e, talvez diante da proximidade do processo eleitoral, têm ganho uma conotação política cada vez maior e sempre apontando para um culpado ou responsável..."A culpa é do prefeito".

A indignação dos moradores do bairro Galo da Serra, diante dos inúmeros buracos na rua, levou os moradores a inúmeros protestos nas redes sociais, alguns até de forma humorada; Uma cena de agressividade contra um animal indefeso, protagonizada por um servidor de uma empresa prestadora de serviços ao município, ganhou uma dimensão inimaginável chegando aos blogs e jornais internacionais; Um acidente envolvendo um vereador vitimando três pessoas e levando uma a óbito, causou comoção e indignação nas redes sociais; O apagão ocorrido no sábado, durante a Festa do Cupuaçu, virou motivo de chacota; O excesso de lixo deixado pelos visitantes durante o período festivo, O incêndio em uma sala de aula de uma escola estadual e por fim, a divulgação do resultado do concurso público, realizado para preencher os cargos públicos oferecidos pelo município, levou os insatisfeitos com a não aprovação, a acusarem os outros pelo seu próprio fracasso. Em todos esses casos, teve sempre um personagem que foi tachado de culpado..."A culpa é do prefeito".

Um grande erro de nossa sociedade, é procurar culpados ou até mesmo, achar um único culpado para todos os problemas existentes. Achar um único culpado é a solução? certamente que não e em alguns casos, culpar o prefeito pode lá ter suas razões mas e nosso papel diante dos problemas? será que foram só os visitantes que jogaram o lixo nas ruas? O exemplo de civilidade deixado pelos japoneses, durante a copa do mundo, quando recolheram seu próprio lixo nos estádios, serviu para alguma coisa?



Sendo assim, na próxima vez que você se deparar com um problema, pense primeiro em uma solução, depois, se necessário, em um culpado. Pode ser muito mais produtivo.

Conheça as principais atribuições do prefeito

Você conhece quais são as principais funções do prefeito?

Entre as atribuições exclusivas do prefeito estão: a limpeza pública, a manutenção de praças e ruas e a organização do trânsito.

Outras tarefas são feitas em parceria com os governos estadual e federal, como a saúde, por exemplo. Na área de saneamento básico, as prefeituras atuam em parceria com os estados. Na educação, a obrigação do município é cuidar das creches e ensino fundamental.

Para realizar suas tarefas, as prefeituras contam principalmente com o dinheiro arrecadado pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços). Mas nem sempre essa verba é o suficiente, sendo necessário um aporte do Governo Federal.

Decidir onde vai ser aplicado o dinheiro arrecadado é uma tarefa do prefeito, que precisa ser aprovada pela Câmara dos Vereadores. A população deve fiscalizar o trabalho do prefeito e, sempre que suspeitar de irregularidades, deve encaminhar denúncia ao Ministério Público ou à Câmara dos Vereadores.

Cabe ao prefeito:

Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem estar dos seus habitantes
Organizar os serviços públicos de interesse local
Proteger o patrimônio histórico-cultural do município
Garantir o transporte público e a organização do trânsito
Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios
Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques
Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial
Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa
Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar
Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local
Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico
Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças
Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma
Planejar, comandar, coordenar, controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo
A culpa é do prefeito?

A CULPA É DO PREFEITO. A CULPA É DO PREFEITO. Reviewed by Unknown on 00:57 Rating: 5