Noticias

Canoagem na terra das cachoeiras

Há cerca de quatro anos, um grupo de amigos amantes da canoagem, resolveu se unir e criar o Clube de Canoagem Maria Aguiar CCMA. Desde então, este grupo realiza expedições de canoagem nos rios da Amazônia, especialmente nas corredeiras do município de Presidente Figueiredo, local com enorme potencial para a prática da canoagem segundo Flávio Soares, organizador do grupo.






Neste último fim de semana Fávio Soares e os amigos Robson, Douglas, Marcelo Padilha, Marcelo Parise, Gabriel e Cesar Melo estiveram no município para mais uma de suas tantas aventuras em nossas corredeiras. Desta feita, o local escolhido foi o rio Urubu no trecho entre a pousada Marupiara até a ponte do Km 100 da Br 174. Um percurso de aproximadamente 16 Kms de corredeiras e três cachoeiras. Local já explorado pelo grupo em outras oportunidades.



  
O grupo é acostumado a praticar canoagem e fazer exploração no meio da floresta em igarapés fechados, já tendo descido de Figueiredo até o ramal do banco, num trecho de 170 Km realizado em três dias. Algumas vezes da Cachoeira de Iracema até a ponte do Urubui e muitos outros lugares que atualmente já estão até sendo explorados comercialmente pelas agências de turismo, como é o caso do Rio Urubu.



  
Segundo Flávio, o potencial de Presidente Figueiredo é enorme para a prática da canoagem, servindo de atrativo até para turistas estrangeiros adeptos do esporte, o que dificulta é o acesso a certos belíssimos lugares que poderiam vir a ser explorados. O grupo descobre os locais através do google earth e em seguida, fazendo uma visita in loco para verificar a possibilidade de realizar uma expedição.



  
Flávio faz um convite aos simpatizantes do esporte para que visitem o site http://www.meetup.com/pt/ccmaguiar/. Neste site estão documentadas todas as expedições realizadas, com fotos e vídeos e as informações necessárias a quem tem interesse em praticar a canoagem.


Por Bosco Cordeiro
Canoagem na terra das cachoeiras Canoagem na terra das cachoeiras Reviewed by Unknown on 08:22 Rating: 5