Noticias

Série Futebol Amador - Botafogo Futebol Clube

Esta é a primeira de uma série de reportagens, que faremos dando destaque aos times de futebol amador do município. O  objetivo principal é resgatar um pouco da história dos times amadores que fazem ou fizeram parte da história do futebol amador da cidade.
A matéria que dá início a essa série de reportagens, foi realizada com o Tarciso Carlos Lopes, Sr. Tarciso como é carinhosamente conhecido que nos contou um pouco sobre o seu glorioso Botafogo Futebol Clube.


Sr. Tarciso, um vigoroso senhor no auge de seus 70 anos, morador de Presidente Figueiredo a trinta e quatro anos. Sr Tarciso confessa ser um apaixonado por futebol e praticou seu querido esporte até a idade de 50 anos.Grande parte desse tempo, dedicado ao Botafogo Futebol Clube.


A história do Botafogo começou através de meu amigo Dorival, um grande esportista que me convidou pra assumir juntamente com ele a direção do Botafogo. Nessa época os jogos aconteciam num campo de barro onde hoje funciona o Mercado Municipal, era um campo de futebol bom, com a construção do campo municipal no Urubui e a construção do mercado, os jogos passaram a ser todos no Urubui.

"Tínhamos uma safra de excelentes jogadores no município, grandes "peladeiros" o que tornava a rivalidade sempre muito acirrada. Lembro bem de Fuzil, Bil, Rominho, Celso, Ricardo, Djalma,Pelezinho um neguinho muito bom de bola, meus meninos aqui de casa, minha família quase toda jogava. Alguns jogadores eram "importados" de  Manaus e cada time podia inscrever até cinco, sendo que só três poderiam participar da mesma partida.

Eu gostava de jogar de cabeça de área ou então pelas laterais, era um atleta disciplinado dentro de campo, não reclamava porque meu estilo era a garra, era um touro mesmo. Sou um esportista nato e digo que é o esporte que ajuda o jovem a ser um grande homem. O segredo de ter uma vida saudável é não beber, não fumar e uma boa alimentação com a prática do esporte.


Todos os times estavam no mesmo nível a diferença que existia é que alguns tinham mais apoio financeiro e os outros tinham o coração. Certa vez perdi um título porque utilizei os cinco que trouxe de Manaus para disputar a mesma partida. Meu time foi penalizado com a perda dos pontos e isso causou um grande prejuízo ao campeonato local porque recorri em Manaus e o futebol daqui ficou seis meses paralisado. Uma de minhas grandes alegrias foi conquistar o título de campeão, numa decisão contra o Tiradentes.

Meu grande sonho era poder passar um pouco dessa minha paixão pelo futebol, em um trabalho social voltado para as crianças do município. Contribuir com o esporte pra não deixar nossas crianças trilharem pelo caminho das drogas. Tenho toda a disposição pra treinar essa criançada em dois turnos,  manhã e tarde. Seria uma forma de retribuir toda a alegria que o futebol me deu ao longo da vida."

Por Bosco Cordeiro

Série Futebol Amador - Botafogo Futebol Clube Série Futebol Amador - Botafogo Futebol Clube Reviewed by Unknown on 19:34 Rating: 5