Noticias

Causos de Figueiredo - "Vendo 12 Porcos"

Meados dos anos noventa, dois cearenses sendo um deles matuto e pavio curto que aqui chamaremos de Darcy. O outro, intelectual, calmo e muito esperto, que será tratado por Charles. Ambos eram proprietários de dois boxes que vendiam comida dentro do Mercado Municipal e, coincidentemente vizinhos. Entre Darcy e Charles, existia uma relação de amor e ódio, por diversas vezes, suas pendengas acabavam na delegacia, de onde só saiam após fazerem as pazes e saírem abraçados rindo da presepada que tinham aprontado.
    

Certa vez, Darcy pendurou em seu box um cartaz com um anúncio: "Vendo 12 Porcos". O tempo foi passando e ninguém aparecia interessado nos animais e o anúncio virou motivo de piada dentro do mercado, o que deixava Darcy bastante enfurecido. Vendo a agonia do "amigo", Charles resolveu ajudá-lo e usando de sua conhecida esperteza fez uma proposta:

_ Darcy quer me vender esses porcos, eu compro pra te ajudar?
_ eu vendo
_ Mas te pago parcelado, a primeira com trinta dias e mais duas em 60, 90 dias. Aceita?
_ Tá fechado. respondeu Darcy
_ Mas tem um detalhe, falou Charles, os bichos vão continuar na tua casa até eu ajeitar o lugar. Combinado?
_ tá combinado. Disse Darcy

O que parecia ser um grande negócio pra Darcy, virou motivo de piada no mercado. Todos riam da esperteza de Charles, de comprar os 12 porcos sem dar um centavo e ainda deixar o Darcy com o trabalho de cuidar dos bichos. Era tanta a gozação, que Darcy toda vez que passava por Charles falava:
  
  

_ "Você me enganou né fio da égua, tu me paga".
_ Charles respondeu: rapaz quer desfazer o negócio, vamos acabar brigando por causa desses bichos. Eu não te enganei, teria te           enganado se já tivesse chegado a data e eu não tivesse pago. Mas se tu me der um porco como multa, eu desfaço   o negócio
_ Pois eu aceito, te dou um de multa, falou Darcy.
_ mas ainda não tenho lugar pra criar, vai ficar lá junto com os teus. disse Charles

A notícia espalhou rapidamente pelo mercado e a gozação agora, era que Darcy tinha sido enganado de novo por Charles e os dois começaram a se estranhar novamente, foi quando Charles setenciou...
_ Darcy acho bom a gente acabar de vez com essa história dos porcos, vou acabar te matando ou sendo morto por ti por causa               disso. Eu não te enganei, fiz uma proposta e você aceitou mas o melhor é a gente desfazer esse negócio de uma vez por todas.            Me compra meu porco e estamos resolvido.   
_ Darcy não titubeou...fechado!!     
Causos de Figueiredo - "Vendo 12 Porcos" Causos de Figueiredo - "Vendo 12 Porcos" Reviewed by Unknown on 17:40 Rating: 5